A professoara Edvânia de Biologia estudando as bactérias com seus alunos do 2º Anos desenvolveu a prática de identicação de Bactérias em gram-positiva e gram- negativa.
veja o rotério da prática trabalhado pela professora:
NOME DA PRÁTICA:
- Diferenciando as Bactérias :
Gram-Positiva e Gram- Negativa
OBJETIVOS:
- Aprender a realizar a coloração de Gram e
compreender porque determinadas bactérias se comportam como Gram positivas ou
Gram negativas.
MATERIAL UTILIZADO
-
Pisseta com água;
-
Álcool;
-
Corantes: Cristal de violeta, Fucsina,
-
Lâminas de microscopia,
-
Lamínulas,
-
Lugol,
-
Microscópio óptico;
-
Papel filtro ou absorvente;
-
Cotonetes;
-
Isqueiro;
-
Placa de petri
-
Oleo de imersão
METODOLOGIA
-
Passar os procedimentos da realização da prática
para os alunos passo a passo.
-
Coletar com o auxilio de um cotonete, material
do dorso da língua;
-
Friccionar o cotonete no centro de uma lâmina de
microscopia limpa;
-
Fixar a lâmina passando-a algumas vezes no meio da chama de um isqueiro;
-
Cobrir o esfregaço com o corante cristal de
violeta durante 1 minuto;
-
Escorrer o cristal de violeta e lave a lâmina
com água ;
-
Cobrir o esfregaço com o lugol por 1 minuto. Em
seguida, lave a lâmina com água;
-
Descore o esfregaço com álcool até que não haja
desprendimento do corante e então lave a lâmina com água;
-
Cobrir o esfregaço com fucsina por 30 segundos;
-
Escorrer a fucsina e lave a lâmina com água;
-
Secar a lâmina cuidadosamente com papel filtro/
absorvente;
-
Observar ao microscópio- inicialmente, focalizar
a lâmina com as objetivas de menor aumento e depois coloque uma gota de óleo de
imersão sobre o esfregaço encaixando a objetiva de 100X;
-
Observar o tipo de coloração e diferenciar as
bactérias em gram-positivas e gram-negativas
QUESTÕES PARA DISCUTIR
1º O que diferencia as bactérias gram positiva das gram negativas?
2º Como você explica o comportamento das bactérias G +
e G - na coloração de Gram?
3º Sabe-se que se ocorrer um
aquecimento exagerado no momento da fixação do material, as bactérias G+ passam
a se comportar como G-. Qual seria uma explicação para esse fato?
BIBLIOGRAFIA
Ceará. Secretaria da Educação – Práticas de
Biologia: Da origem da vida à Biotecnologia/ Secretaria da Educação; Germana
Costa Paixão... [et.al.]. - Fortaleza: Secretaria da Educação, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário