terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aplicações da Glicerina


Aula Prática de Química – 3ºano
Professora Kilvia da Costa


Permanganato de Potássio + Glicerina = Fogo

 Introdução: É bom lembrar que o permanganato de potássio apesar de ter largo uso na limpeza de machucados e no tratamento de doenças de pele, o mesmo é muito venenoso e deve ser manuseado com cuidado. Por isto mesmo não o coma em hipótese nenhuma. Já a glicerina é um composto usado em diversos produtos para a pele, e sozinho não causa muitos problemas, de qualquer maneira, apesar de não ter lido nada a respeito, não é bom beber glicerina. Como recomendação, cuidado com a reação, pois é muito exotérmica, ou seja, esquenta muito e solta chamas. Mas isto a torna interessante para ser mostrada em feira de ciências.


Objetivos:


- Verificar uma reação exotérmica;


- Conhecer as propriedades da glicerina e do permanganato de potássio;


Materiais:


- Permanganato de Potássio 300mg

- Glicerina

- Guardanapo

- 1 Espátula

- 1 Vasilha de alumínio

- 1 Tampa de alumínio pequena

Procedimentos:

·          Pegue o permanganato com a espátula utilizando pelo menos 300mg.

·          Coloque o pó de permanganato de potássio junto o guardanapo e a tampa de alumínio pequena. Depois coloca a tampa alumínio pequena junto com a vasilha de alumínio.

·          Coloque 1 gota de glicerina e aguarde a reação

Explicação

·  O permanganato de potássio é um catalizador de reações, e como todo catalizador acelera a velocidade das reações
a glicerol. Glicerina para nível comercial em contato com o agente oxidante que é o permanganato de potássio entra em combustão já que há uma forte liberação de calor.

Questões:

1-         Escreva a equação química que representa a reação.

2-        Qual a fórmula molecular e estrutural da glicerina? Classifique a cadeia carbônica também.




Livre de flúor - Dentrifício caseiro


Ao fazer você mesmo a sua própria pasta de dentes, além de estar economizando algum dinheiro e saber o que está consumindo, estará a recusar consumir produtos fabricados em massa que são responsáveis pelo desperdício de materiais (como por exemplo embalagens) e poluição, protegendo o equilíbrio adequado dos sucos digestivos, o interior da boca e o funcionamento do sistema digestivo.

A vantagem de fazer a própria pasta é a economia e o gosto - nós sabemos que a melhor vantagem é que não tem uma das substâncias mais tóxicas do mundo: flúor


Ingredientes para pasta de dente caseira:

·         Meia chícara de chá de bicarbonato de sódio

·         1 colher de café de glicerina

·         3 colheres de sopa de sal

·         Essência em óleo a gosto (frutas, hortelã, menta, canela, aniz,…)


Como fazer a pasta:

·         Em primeiro lugar misture bem o bicarbonato de sódio com o sal, adicionando a seguir a glicerina, misturando vigorosamente até ficar bem homogêneo. Adicione o óleo aos poucos, experimentando a pasta para ver o sabor. Guarde num frasco de vidro bem tapado, em lugar fresco e arejado, longe da exposição de luz (se o frasco não for escuro). Ou compre uma bisnaga em farmácias de manipulação


Dicas e informações:

·         Não precisa usar glicerina, se não tiver, mas sua pasta ficará um "pouco" salgada, porém é melhor que usar pasta com fluor

·         A glicerina já possui um gosto ligeiramente adocicado, não exagere na essência. Tem propriedade emoliente e umectante, mas com o passar do tempo a pasta pode adquirir um consistência mais dura, o que não significa que esteja estragada.

·         Os produtos comerciais danificam o equilíbrio adequado dos sucos digestivos e irritam o interior da boca…podem mesmo afectar o funcionamento do sistema digestivo.

·         Quanto mais glicerina colocar mais pastosa ficará a pasta.
Se pretende um sabor forte: triture algumas folhas de hortelã até estas ficarem em pasta e adicione à pasta de dentes.

·         Deixe as crianças ajuda-lo na produção da pasta de dentes. Para além de educativo irá ser para eles divertido e curioso utilizarem a pasta de dentes que eles próprios fizeram.

Alerte seus familiares sobre a nova pasta da Colgate "com microparticulas de flúor", ela é muito mais perigosa, pois o fluor é absorvido mais fácil por via sublingual.
Fontes:









Nenhum comentário: