NÚCLEO
REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - NRDES
ROTEIRO
DAS AULAS PRÁTICAS DO LDC
ESCOLA:
E.E.E.M BENI CARVALHO
PROFESSOR
COORDENADOR: CLÁUDIA SOARES FEITOSA
DISCIPINA:
FÍSICA
PROFESSOR(A)
DA TURMA: CLÁUDIASOARES FEITOSA
DATA:22/08/2012
. TURMAS
: 1º ANOS “E,F,H,I,M e N”
PRÁTICA – Determinação da velocidade média de
um móvel
Objetivo:
//Realizar medidas experimentais que permitam calcular a
velocidade média de uma gota de água caindo através de óleo de
cozinha.
Este
experimento deve ser feito por grupos de três ou mais alunos.
Material:
·
Régua transparente de 30 cm
·
Óleo de cozinha
·
Fita adesiva transparente
·
Cronômetro
·
Proveta transparente de 1 litro
·
Lápis e papel
·
Conta-gotas
·
Água
Procedimento:
1. A
proveta deve estar limpa e seca. Ela é um equipamento
frágil; é preciso ter cuidado ao manuseá-la para não quebrá-la e
não se cortar. Deve-se despejar óleo dentro dela até
a marca de 1 litro ou um pouco acima.
2. A
régua deve ser fixada à proveta com fita adesiva. A
indicação inicial da égua, 0 cm, deve estar voltada para cima e a
indicação final, 30 cm, deve estar a cerca de 2 cm da base da
proveta, como mostra a figura.
3. Um
membro da equipe deve pingar uma gota de água dentro da proveta.
Outro membro, que manipula o cronômetro, deve acioná-lo assim que a
gota estiver na marca de 0 cm da régua e desligá-lo quando a gota
estiver na marca de 30 cm.
4.
Tem-se, portanto, as medidas da distância percorrida por
essa gota e do tempo gasto no percurso. Qual é a velocidade
dessa gota em cm/s? E em m/s? E em km/h?
Vá
além:
-
Gotas de diferentes tamanhos adquirem a mesma velocidade dentro do
óleo? O grupo deve tentar descobrir experimentalmente.
- O
grupo também deve elaborar um procedimento para verificar
experimentalmente se o movimento de uma gota ao longo dos 30 cm da
régua ocorre com velocidade constante ou se o movimento é
acelerado. A seguir, o grupo deve colocar o procedimento em prática
a fim de fazer essa verificação.
Bibliografia:
Canto,Eduardo Leite do. Ciências naturais:
aprendendo com o cotidiano/Eduardo Leite Canto. – 3.ed. – São
Paulo: Editora Moderna, 2009.
AULA PRÁTICA DOS ALUNOS
O TURNO DA NOITE PARTICIPOU ATENTAMENTE QUESTIONANDO TODO OS PASSOS DA PRÁTICA.
ATENÇÃO TOTAL DURANTE A PRÁTICA
O ENVOLVIMENTO E A PARCERIA DOS ALUNOS FORAM IMPORTANTE PARA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário