quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA DE UM MÓVEL


NÚCLEO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - NRDES
ROTEIRO DAS AULAS PRÁTICAS DO LDC
ESCOLA: E.E.E.M BENI CARVALHO
PROFESSOR COORDENADOR: CLÁUDIA SOARES FEITOSA
DISCIPINA: FÍSICA
PROFESSOR(A)  DA TURMA: CLÁUDIASOARES FEITOSA
DATA:22/08/2012 .                TURMAS : 1º ANOS “E,F,H,I,M e N”
                   PRÁTICA – Determinação da velocidade média de um móvel
Objetivo: //Realizar medidas experimentais que permitam calcular a velocidade média de uma gota de água caindo através de óleo de cozinha.
 Este experimento deve ser feito por grupos de três ou mais alunos.
  Material:
·         Régua transparente de 30 cm
·         Óleo de cozinha
·         Fita adesiva transparente
·         Cronômetro
·         Proveta transparente de 1 litro
·         Lápis e papel
·         Conta-gotas
·         Água
   Procedimento:
  1.       A proveta deve estar limpa e seca. Ela é um equipamento frágil; é preciso ter cuidado ao manuseá-la para não quebrá-la e não se cortar. Deve-se despejar óleo dentro dela até a marca de 1 litro ou um pouco acima.
 2.       A  régua deve ser fixada à proveta com fita adesiva. A indicação inicial da égua, 0 cm, deve estar voltada para cima e a indicação final, 30 cm, deve estar a cerca de 2 cm da base da proveta, como mostra a figura.
  3.       Um membro da equipe deve pingar uma gota de água dentro da proveta. Outro membro, que manipula o cronômetro, deve acioná-lo assim que a gota estiver na marca de 0 cm da régua e desligá-lo quando a gota estiver na marca de 30 cm.



 4.       Tem-se, portanto, as medidas da distância percorrida por essa gota e  do tempo gasto no percurso. Qual é a velocidade dessa gota em cm/s? E em m/s? E em km/h?
Vá além:
- Gotas de diferentes tamanhos adquirem a mesma velocidade dentro do óleo? O grupo deve tentar descobrir experimentalmente.
- O grupo também deve elaborar um procedimento para verificar experimentalmente se o movimento de uma gota ao longo dos 30 cm da régua ocorre com velocidade constante ou se o movimento é acelerado. A seguir, o grupo deve colocar o procedimento em prática a fim de fazer essa verificação.


    Bibliografia:
Canto,Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano/Eduardo Leite Canto. – 3.ed. – São Paulo: Editora Moderna, 2009.
                             AULA PRÁTICA DOS ALUNOS

 O TURNO DA NOITE PARTICIPOU ATENTAMENTE QUESTIONANDO TODO OS PASSOS DA PRÁTICA.
  ATENÇÃO TOTAL DURANTE A PRÁTICA

 O ENVOLVIMENTO E A PARCERIA DOS ALUNOS FORAM IMPORTANTE PARA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA.
                

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