quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rancking dos blogs

Foram ao laboratório de Informática, levados na aula de Química da professora Kilvia, os alunos das turmas dos 2º anos B, D, E, F e dos 3º anos A, B e C; para :
#Aprenderem a utilizar as ferramentas do Linux,
#Visitar os blogs da Escola,
#Escolher uma foto e opinarem sobre elas.

O rancking ficou assim:
1º colocado: Peixes Híbridos do 2ºC (10 votos).
2ºcolocado:O Painel da Feira de Ciências (7 votos).
3ºcolocado:As oficinas do Recibeni.
O trabalho sobre Reciclagem do 3ºA.(ambos com 4 votos)
Os demais trabalhos da Feira obtiveram 01 ou 02 votos: Evolução da anestesia, Anabolizantes, Química da Beleza, Lei seca, Cuidar do que é nosso, Aborto, etc

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Alunos do 2º B também comentam sobre a Feira de Ciências

Podemos concluir que a feira de ciências pode motivar os alunos a demonstrar seus conhecimentos através dos seus trabalhos e experiências.
E um dos assuntos mais interessante foi “As prevenções contra as DSTs.”
Conscientizar os alunos a se prevenir através do uso do preservativo.
Podemos comentar também sobre “Aborto” um assunto polêmico que é
comum no dia-a-dia, grávidez precoce.
EQUIPE:
Jaiene da Silva Santos
Naiane Gomes da Silva
Maria Thaís Paulino Moreira

Nós não participamos da feira mas pelos os vídeos e as fotos a feira foi muito legal.
Este ano, a feira de ciências e tecnologias ela foi muito organizada e bem mais interessante, pois a turma do 3 ano B arrazoou em suas apresentações.
Nós estamos escrevendo para homenagear todos os organizadores que colocaram a feira em frente, todos os professores que apoiaram e todos que participaram.
ASS:Euton ,anderson,luciláneo

QUEREMOS parabenizar todos os funcionários alunos e professores que realizaram um magnífico trabalho na feira de ciências e tecnologia da escola Beni Carvalho.
DAS ALUNAS: KATIANE E LUCIANA.

Iremos comenta um pouco sobre a feira de ciência, da escola (Beni carvalho.)que foi realisada no dia:20 de outubro de 2008.
Os temas abordados foram:Aborto,Dst,Filhos do mangue,Doenças contagiosas,Zoonozes,Evolução dos avioes,
Prótese mamária,Aberaçõescromossómicas,
Poluição e diversidade,Lei seca, Fungos,A biodiversidade de frutos e legumes,Saúde alimenta, Óptica,Metodo contraceptivo,Evolução da máquina,Evolução-
digtal e apresentação de teatro.A optica foi muito enteressante,a feira em geral foi otima .
Valéria Weiga
Janaina Maciel
Jociene Santos

Queremos prestigiar todos os educadores e principalmente os alunos que se destacaram e fizeram um belíssimo trabalho na feira de ciências e tecnologia.
das alunas
Rafaela e Nairla

Somos do 2º ano B participamos da feira de ciências o nosso assunto foi a biodiversidade das frutas e legumes. Foi muito produtivo fazer esse trabalho. Aprendemos que as frutas nos trazem muitos benefícios.
TAIANE REINALDO LAUREANO DA SILVA
VIVIANE LAUREANO DA SILVA.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Feira da Ciência e Tecnologia (peixes híbridos)

A equipe do 2º ano "C" da Escola de Ensino Médio Beni Carvalho informou e demonstrou com auxílio de pequenos vídeos o processo de reprodução de peixes híbridos em centros de pesquisas.
Após selecionar os peixes de espécies diferentes (macho e fêmea), esses recebem doses de hormônio. Esse processo é chamado de hipofização. A fêmea por sua vez ao tomar a segunda dose tem sua papila genital suturada (costurada) que só será cortada a linha na hora da eliminação dos óvulos, nos quais serão coletados em uma bacia. Na sequência é retirado os espermatozóides e misturado aos óvulos com auxílio de água que é necessário para ativar os espermatozóides, e esses só tem a partir desse momento 60 segundos para fecundar os óvulos, caso contrário morrerão.
Depois da fecundação do óvulo acontece sucessivas divisões celulares "desenvolvimento" que darão origem ao novo peixe (larva). Então são colocados em uma incubadora até eclodirem "nascer".Temos então peixes híbrido chamado de TAMBATINGA formada pela união de óvulos de um Tambaqui (fêmea) e um Pirapitinga (macho). Vejam os vídeos!!!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Feira de Ciências e Tecnologias

A Feira de Ciências e Tecnologias deste ano de 2008 foi um sucesso. O tema Evolução e Diversidade abriu um leque de subtemas e, nossos alunos, orientados pelos professores, se destacaram.

Todos estão de parabéns: Núcleo Gestor, professores, funcionários e, principalmente, os alunos que abrilhantaram a Feira com seus projetos e felicidade estampada nos rostos.


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Feira de Ciências e Tecnologias( Carbono 14)

Feira de Ciências e Tecnologias -3.10.2008
Tema:Evolução e Diversidade
Projeto: Carbono 14
Equipe: Júlia, Alisson Léo, Kayo, Jessika
Turma: 2º Ano F
Orientação: profa. Kilvia da Costa

Feira de Ciências e Tecnologias( Química da Beleza)

A Feira aconteceu no dia 3.10.2008 com o tema Evolução e Diversidade.

Participaram deste Projeto:

-Aldenisa Firmino

-Aldenilza Costa

-Elizabeth Antunes

-Lucas Vinícius

Turma: 3º Ano B

Orientação: Profa. Kilvia da Costa


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Relatório de aula prática - Comentado e Corrigido

Escola de Ensino Médio Beni Carvalho
Professora: Kilvia da Costa
Disciplina: Química
Alunas: Luana Paula da Costa Braga
Mayara jerônimo Cardoso
Data: 26.9.08
Relatório da aula prática de Química
Título:
Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos
Objetivos:
- Realizar alguns fenômenos descritos;
- Observar e compreender os fenômenos químicos.
Introdução:
Neste relatório está introduzida informações dos experimentos realizados em uma aula prática que tivemos no laboratório de Química.
As informações foram conseguidas através da professora de Química, Kilvia.
Materiais e Métodos:
1º Experimento – Formação da ferrugem
- Numerar dois tubos de ensaio, previamente colados com cola branca;
- Coloca-se a palha de aço seca até a metade do tubo de ensaio 1;
- Repetir o procedimento anterior no tubo 2, estando a palha de aço umedecida;
- Mergulhar os tubos no béquer contendo um pouco de água;
- Deixar em repouso por meia hora, observar e anotar o resultado.
Com esse experimento aprendemos que a ferrugem é causada pelo oxigênio.
Comentário: Isso é conclusão e não deveria estar aqui nos materiais e métodos.
2º Experimento – Obtenção do hidrogênio
- Colocar alguns pedaços de papel alumínio em um tubo de ensaio;
- Acrescentar 5 gotas de hidróxido de sódio e tampar imediatamente o tubo de ensaio com o dedo polegar;
- Observar por alguns instantes os acontecimentos e anotar;
- Liberar o gás próximo às chamas da vela e anotar o que acontece.
Por alguns instantes observamos que o papel ia se decompondo e saindo um gás, gás esse que ela colocou perto da chama de uma vela para que o ar contido dentro do tubo apagasse a vela.
Essa experiência foi a mais engaçada porque a pressão que o ar que estava no tubo fazia no dedo da professora e ela não conseguia segurar e quando ela ia soltar o ar perto da chama, ela não apagava. Resultado, a chama foi apagada com o sopro da professora.
Comentário: Essa parte deveria estar nos resultados.
3º Experimento – Perda de água de hidratação
- Adicione uma pequena porção de CuSO4.5H2O( sulfato de cobre penta hidratado) a um tubo de ensaio;
- Aqueça o sistema de bico de gás. Aos primeiros sinais de transformação apague a chama e observe o sistema .
- Após o esfriamento, adicione 2 ou 3 gotas de água destilada ao tubo e observe.
Essa experiência foi muito interessante, o que ela colocou no tubo parecia um sal, tinha a cor azul. Com o aquecimento o sal passou da cor azul para a cor branca, e o mais o mais interessante foi quando colocou água, voltou a ser a cor azul novamente.
Comentário: Essa parte também deveria estar nos resultados.
Questões pós-laboratório:
1) Defina fenômeno físico e fenômeno químico.
Fenômenos físicos: não ocorrem alterações na substância que compõe a matéria. Exemplos: gelo derretendo e a água congelando-se.
Fenômenos químicos: ocorrem alterações na substância que compõe a matéria. Exemplo: transformações de papel em cinzas.
Muito bem! È isso mesmo.
2) No 1º experimento, como ficou o nível de água nos tubos? Por quê?
No tubo que continha a palha de aço úmida entrou um pouco de água. No que continha a palha de aço seca, a água não entrou.
Complemento: O oxigênio foi consumido na formação da ferrugem, fazendo com que a água entrasse no tubo para ocupar o lugar do oxigênio.
3) O que aconteceu no segundo experimento, com as chama da vela?
Deveria ter sido apagada com o ar contido no tubo, mas não conseguimos esse objetivo, pois a professora não conseguia segurar bastante pressão para que a chama apagasse.
Complemento: O gás produzido era hidrogênio e o que mantém a chama da vela acesa é o oxigênio, por isso a chama da vela poderia ter apagada e não foi, devido a algumas condições, mas houve combustão do gás inclusive com barulho de explosão.
4) Qual experimento é fenômeno físico? Por quê?
Resposta: Não houve experimento, direto, com fenômeno físico, mas o derretimento da parafina da vela e a condensação dos vapores de água no tudo de ensaio nos experimentos 2º e 3º respectivamente, são exemplos disso.
Resultados: Aqui ficou em branco, mas tenho certeza que breve será preenchido.
Conclusão:
Esse relatório foi concluído com bastante atenção, pelas informações que foram recebidas pela professora. Informações que serviram para o nosso conhecimento nessa área.esperamos que a professora goste do nosso relatório, pois expressa a nosa opinião para com os experimentos realizados.
Comentário: Gostei bastante do relatório e tenho certeza que vocês melhorarão cada vez mais. Tenham sempre o cuidado de seguir o roteiro de relatório que está no blog e tentem fazer uma conclusão da aula, dos tópicos da aula. Procurem também enriquecer o relatório com outras fontes bibliográficas.
Referência Bibliográfica
-Castelo Branco, Francisco Fábio. Práticas de Química- Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.