quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Feira da Ciência e Tecnologia (peixes híbridos)

A equipe do 2º ano "C" da Escola de Ensino Médio Beni Carvalho informou e demonstrou com auxílio de pequenos vídeos o processo de reprodução de peixes híbridos em centros de pesquisas.
Após selecionar os peixes de espécies diferentes (macho e fêmea), esses recebem doses de hormônio. Esse processo é chamado de hipofização. A fêmea por sua vez ao tomar a segunda dose tem sua papila genital suturada (costurada) que só será cortada a linha na hora da eliminação dos óvulos, nos quais serão coletados em uma bacia. Na sequência é retirado os espermatozóides e misturado aos óvulos com auxílio de água que é necessário para ativar os espermatozóides, e esses só tem a partir desse momento 60 segundos para fecundar os óvulos, caso contrário morrerão.
Depois da fecundação do óvulo acontece sucessivas divisões celulares "desenvolvimento" que darão origem ao novo peixe (larva). Então são colocados em uma incubadora até eclodirem "nascer".Temos então peixes híbrido chamado de TAMBATINGA formada pela união de óvulos de um Tambaqui (fêmea) e um Pirapitinga (macho). Vejam os vídeos!!!!!

Nenhum comentário: