Precisamente do dia 03/04/2013 o professor Carlos Holanda de Biologia juntamente com a coordenadora do laboratório de Ciências na área de Biologia Edvânia ministram a aula prática para os alunos do 1º anos "M e N" da noite cujo a prática era Método Cientifíco ( O que está dentro da caixa?). A aula foi bastante proveitosa os alunos se envolveram, questionaram sobre a teoria e prática.
PLANO DE AULA
PRÁTICA DO LEC
|
I. Dados de Identificação:
PROFESSOR
COORDENADOR: Edvania
Maria Batista de Freitas
PROFESSOR(A):
Francisco
Carlos Holanda Brito
Disciplina: Biologia Série: 1ª Turma: M e N Turno: Noite
Data: 03/04/2013
|
II. NOME DA PRÁTICA: Método Científico:
a)
A biologia investigando crimes.
b) O que está dentro da caixa?
|
I II.
OBJETIVOS:
a) Aplicar lógica textual interpretativa. Identificar, num caso prático,
a sequência correta de etapas do Método Científico.
b)
Descobrir o que foi
escondido na caixa, propondo hipóteses e fazendo previsões.
|
IV.
MATERIAL UTILIZADO.
a)
Fotocópia: Texto do livro Primeiro aprender, Biologia,
vol. 1. - A biologia investigando crimes, com perguntas diretas
interpretativas.
b)
Uma caixa com tampa; fita adesiva; bola de gude, moeda,
pen drive e borracha.
|
V. METODOLOGIA:
a) Exposição definindo o método científico e suas etapas. Leitura de um
texto: A biologia iinvestigando crimes. Uma prática com procedimento hipotético-dedutivo
de investigação
com base na leitura do texto.
Exercício
interpretativo de texto com perguntas diretas interpretativas, identificando
as etapas do método
científico.
b)
Selecionar dois objetos diferentes e colocá-los dentro da caixa,
fechando com fita adesiva. Os alunos deverão manipular a caixa sem abri-la,
com o objetivo de descobrir o que foi escondido na caixa, propondo
hipóteses e fazendo previsões.
Durante o processo de investigação, discutir com
os alunos as várias possibilidades e elaborar no quadro uma lista final dos
objetos que acreditam estar presente na caixa. Essa lista deverá ser feita
com base nas evidências obtidas durante a manipulação da caixa e não com base
em simples adivinhação!
Depois de discutir cada uma das hipóteses e
suposições dos alunos, a caixa deverá ser aberta. Nesse momento, serão
confirmadas ou não as previsões realizadas, e finalmente os alunos
descobrirão quais os objetos foram escondidos.
|
VI. BIBLIOGRAFIA:
1.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues
– Biologia –
V. 1: Biologia das células – 3. Ed. -
São Paulo: Moderna, 2010.
2.
Primeiro, aprender! Biologia, vol. 1. Fortaleza: SEDUC,
2010, 286.: iI.
3.
SANTOS, Fernando Santiago; AGUILAR, João Batista
Vicentin; OLIVEIRA, Maria Martha Argel – Biologia – ensino médio, 1º Ano. Ser
Protagonista – 1ª Edição – São Paulo, Edições SM, 2010.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário