quarta-feira, 8 de maio de 2013

AULA PRÁTICA SOBRE MÉTODO CIENTIFÍCO

 Precisamente do dia 03/04/2013 o professor Carlos Holanda de Biologia juntamente com a coordenadora do laboratório de Ciências na área de Biologia Edvânia ministram a aula prática para os alunos do 1º anos "M e N"  da noite cujo a prática  era Método Cientifíco  ( O que está dentro da caixa?). A aula foi bastante proveitosa os alunos se envolveram, questionaram sobre a teoria e prática.
 
       
PLANO DE AULA PRÁTICA DO LEC
        I.    Dados de Identificação:
  PROFESSOR COORDENADOR: Edvania Maria Batista de Freitas
  PROFESSOR(A): Francisco Carlos Holanda Brito
  Disciplina: Biologia       Série:               Turma: M e N           Turno: Noite           
  Data: 03/04/2013
         II.    NOME DA PRÁTICA:  Método Científico:
                                                   a)       A biologia investigando crimes.
b)    O que está dentro da caixa?



 I II.    OBJETIVOS:
  a)  Aplicar lógica textual interpretativa. Identificar, num caso prático, a sequência correta de etapas do Método Científico.
  b)  Descobrir o que foi escondido na caixa, propondo hipóteses e fazendo previsões.

IV.    MATERIAL UTILIZADO.
a)  Fotocópia: Texto do livro Primeiro aprender, Biologia, vol. 1. - A biologia investigando crimes, com perguntas diretas interpretativas.
b)  Uma caixa com tampa; fita adesiva; bola de gude, moeda, pen drive e borracha.

  V.    METODOLOGIA:
  a) Exposição definindo o método científico e suas etapas. Leitura de um texto: A biologia iinvestigando crimes. Uma prática com procedimento hipotético-dedutivo de investigação com base na leitura do texto.
Exercício interpretativo de texto com perguntas diretas interpretativas, identificando as etapas do método científico.
b)           Selecionar dois objetos diferentes e colocá-los dentro da caixa, fechando com fita adesiva. Os alunos deverão manipular a caixa sem abri-la, com o objetivo de descobrir o que foi escondido na caixa, propondo hipóteses e fazendo previsões.
Durante o processo de investigação, discutir com os alunos as várias possibilidades e elaborar no quadro uma lista final dos objetos que acreditam estar presente na caixa. Essa lista deverá ser feita com base nas evidências obtidas durante a manipulação da caixa e não com base em simples adivinhação!
Depois de discutir cada uma das hipóteses e suposições dos alunos, a caixa deverá ser aberta. Nesse momento, serão confirmadas ou não as previsões realizadas, e finalmente os alunos descobrirão quais os objetos foram escondidos.

VI.    BIBLIOGRAFIA:
1.   AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues – Biologia – V. 1: Biologia das células – 3. Ed. -  São Paulo: Moderna, 2010.
2.   Primeiro, aprender! Biologia, vol. 1. Fortaleza: SEDUC, 2010, 286.: iI.
3.   SANTOS, Fernando Santiago; AGUILAR, João Batista Vicentin; OLIVEIRA, Maria Martha Argel – Biologia – ensino médio, 1º Ano. Ser Protagonista – 1ª Edição – São Paulo, Edições SM, 2010.

Nenhum comentário: