No dia 22 a 24/04/13 os alunos do 3º ano dos turnos na manhã e tarde orientados pela
professora Kilvia que continua dando show na Química com os seus misterios realizaram aula prática no LEC onde poderam associar teoria a prática.
PROFESSOR COORDENADOR: Tiago Valente
DISCIPLINA: Química
PROFº DA DISCIPLINA: Kilvia da Costa Souza
DATA : Período de 11 a 18 de dezembro de 2012
TURMAS: 3ºs A, B, C, D, F,G,H
NOME DA PRÁTICA: Um Azul Muito MisteriosoObjetivos
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação
Identificar nos diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
Elaborar hipótese explicativas a partir de fenômenos observados.
Reagentes e material necessário
Bandeja geral
- Glicose
- Hidróxido de potássio
- Solução azul de metileno (0,25 g/ml)
- Balança
- Espátulas
- Pipeta plástica
Bandeja da equipe
- Pisseta contendo água
-02 Béqueres de 50 mL
- 01 Proveta de 100 mL
- 02 Bastões de vidro
- 01 Funil de vidro
- 01 Balão volumétrico de 250 mL
Procedimento experimental
- Medir na proveta 30 ml de água, que será usada para dissolver 1,0g de hidróxido de potássio e 1,0g de glicose
que serão pesados em béqueres separados.
- Adicionar as soluções preparadas ao balão volumétrico e homogeneizar.
- Juntar algumas gotas de solução azul de metileno até que a solução fique nitidamente azul ao agitarmos.
- Aguardar até que a solução fique incolor.
- Agitar o balão até que a solução fique novamente azul.
- Repetir o processo.
Explicação
O Azul de metileno apresenta duas formas: A oxidada, de cor azul e a reduzida que é incolor
Glicose + OH
-
Forma oxidada -------------------------> Forma reduzida
(azul)
<-------------------------- br="">(incolor)
O2 dissolvido
A reação envolve a redução do azul de metileno por uma solução alcalina de glicose.
Quando se agita a solução, o produto reduzido, é reoxidado a azul de metileno.
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Adaptado da fonte: http://www.explicatorium.com/LAB-Um-azul-muito-misterioso.php
Questões
1 Sobre o azul de metileno:
a- Escreva a fórmula molecular
b- Indique o número de carbonos terciários
c- Classifique a cadeia carbônica
2- Sobre a glicose:
a- Escreva a fórmula molecular
b- Indique o número de carbonos
terciários
c- Classifique a cadeia carbônica
Veja as fotos abaixo os alunos vivenciando a prática.
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