quinta-feira, 11 de abril de 2013

MEDIDAS E ERROS - ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

No dia 10-04-13 os alunos do 1º ano do Ensino Médio da professora de Física Cláudia Feitosa tiveram aula Prática no LEC, sobre Medidas e Erros: Algarismos Significativos. Foi uma aula onde podemos associar a teoria de sala de aula a prática e comprovar os erros das medidas.



Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 10ª CREDE - Russas
NÚCLEO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA E DA APRENDIZAGEM – NRDEA

ROTEIRO DAS AULAS PRÁTICAS DO LEC

ESCOLA: EEFM BENI CARVALHO
PROFESSOR COORDENADOR: CLAUDIA SOARES FEITOSA
DISCIPLINA: FÍSICA
PROF. DA TURMA: CLÁUDIA SOARES FEITOSA
DATA : 10-04-13 .
TURMAS: 1º ANO A

INTRODUÇÃO
A operação correta de instrumentos de medidas é de vital importância na vida de um
cientista. A operação do aparelho pode afetar o resultado obtido. Além disto, mesmo que operado com eficiência, é preciso saber o grau de confiabilidade do aparelho utilizado e como ele se adapta ao experimento a ser executado.
Uma maneira de se obter resultados mais confiáveis é repetir as medidas várias vezes, trabalhar com valores médios e ver como as medidas obtidas se desviam desses valores,, obtendo, assim, os erros médios.

NOME DA PRÀTICA:  
  • Medidas e Erros - Algarismos Significativos

OBJETIVO
  • Operar vários aparelhos de medida, verificando sua precisão e calcular valores médios com o respectivo erro médio.

MATERIAL UTILIZADO
  • ·         Cronômetro,Micrometro, Paquimetro,
  • ·         Termômetros,
  • ·         Fita métrica,
  • ·         Bolas de tênis,
  • ·          Balança de comparação de massa,
  • ·         Balança digital,
  • ·         Pesos padrão,
  • ·         Aquecedor de água,
  • ·         Gelo,
  • Termômetros. 
  • folha de papel.

PROCEDIMENTOS:

Parte 1 – Tempo de Queda
Algumas medidas, como por exemplo, as medidas de intervalos de tempo, não se reproduzem, pois, dependem de reflexos na partida e na parada de cronômetros. Neste caso o valor verdadeiro da grandeza não pode ser conhecido devendo o resultado ser representado pelo valor mais provável.
· Determine o tempo de queda de uma bola de tênis de uma altura de 1.5 metros.
· Faça 10 medidas e calcule o tempo médio e o desvio médio

Parte 2 – Determinação de Massas

· Utilizando os pesos padrão, verifique a aferição das balanças de comparação de massa e digital.
· Existe algum erro nas duas? Em caso afirmativo, expresse o mesmo utilizando valores
percentuais.
· Meça a massa dos dois pesos desconhecidos utilizando as duas balanças.
· Expresse os resultados de maneira correta, utilizando o valor da medida e a precisão.

Parte 3 – Medindo temperaturas

· Utilize os termômetros encontrados sobre a bancada para medir as seguintes
temperaturas:
1) Água + gelo
2) Água quente
3) Água a temperatura ambiente
· Faça as medidas com os dois termômetros;
· Expresse os resultados de maneira correta, utilizando o valor da medida e a precisão.


Parte 4 - Medida e sua Incerteza

Meça o diâmetro de uma moeda de 10 centavos com uma régua milimetrada e expresse
o resultado com o número correto de significativos. Indique o algarismo duvidoso.
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ATIVIDADE 2

Para reforçar estas idéias utilize uma régua milimetrada para medir a espessura de várias
folhas de seu caderno. Obtenha indiretamente o valor da espessura de uma folha. Utilizando um micrometro faça uma medida direta da espessura de uma folha. Compare os valores encontrados.  
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ATIVIDADE 3
Consiga duas folhas de papel A4. Corte uma delas ao meio e descarte uma das metades.
Faça uma bolinha com a folha inteira e outra bolinha com a metade restante. Utilizando um paquímetro meça o diâmetro de cada uma delas em cinco posições diferentes. Anote os resultados e expresse o valor mais provável do diâmetro de cada bolinha.
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BIBLIGRAFIA:
Física Experimental / Wagner Corradi ...[et al.]- Belo Horizonte ; Editora UFMG, 2008


Veja as fotos da aula prática:

















 

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