Coordenadoria Regional
de Desenvolvimento da Educação – 10ª CREDE - Russas
NÚCLEO REGIONAL
DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA E DA APRENDIZAGEM – NRDEA
ROTEIRO DAS AULAS
PRÁTICAS DO LEC
ESCOLA: EEFM
BENI CARVALHO
PROFESSOR
COORDENADOR: CLAUDIA SOARES FEITOSA
DISCIPLINA:
FÍSICA
PROF. DA
TURMA: CLÁUDIA SOARES FEITOSA
DATA : 10-04-13 .
TURMAS: 1º ANO A
INTRODUÇÃO
A operação
correta de instrumentos de medidas é de vital importância na vida de um
cientista. A
operação do aparelho pode afetar o resultado obtido. Além disto, mesmo que
operado com eficiência, é preciso saber o grau de confiabilidade do aparelho
utilizado e como ele se adapta ao experimento a ser executado.
Uma maneira de
se obter resultados mais confiáveis é repetir as medidas várias vezes,
trabalhar com valores médios e ver como as medidas obtidas se desviam desses
valores,, obtendo, assim, os erros médios.
NOME DA PRÀTICA:
- Medidas e Erros - Algarismos Significativos
OBJETIVO
- Operar vários aparelhos de medida, verificando sua precisão e calcular valores médios com o respectivo erro médio.
MATERIAL
UTILIZADO
- · Cronômetro,Micrometro, Paquimetro,
- · Termômetros,
- · Fita métrica,
- · Bolas de tênis,
- · Balança de comparação de massa,
- · Balança digital,
- · Pesos padrão,
- · Aquecedor de água,
- · Gelo,
- Termômetros.
- folha de papel.
PROCEDIMENTOS:
Parte 1 – Tempo
de Queda
Algumas medidas,
como por exemplo, as medidas de intervalos de tempo, não se reproduzem, pois,
dependem de reflexos na partida e na parada de cronômetros. Neste caso o valor
verdadeiro da grandeza não pode ser conhecido devendo o resultado ser
representado pelo valor mais provável.
· Determine o
tempo de queda de uma bola de tênis de uma altura de 1.5 metros.
· Faça 10 medidas e calcule o tempo
médio e o desvio médio
Parte 2 – Determinação de Massas
· Utilizando os
pesos padrão, verifique a aferição das balanças de comparação de massa e digital.
· Existe algum
erro nas duas? Em caso afirmativo, expresse o mesmo utilizando valores
percentuais.
· Meça a massa
dos dois pesos desconhecidos utilizando as duas balanças.
· Expresse os
resultados de maneira correta, utilizando o valor da medida e a precisão.
Parte 3 –
Medindo temperaturas
· Utilize os
termômetros encontrados sobre a bancada para medir as seguintes
temperaturas:
1) Água + gelo
2) Água quente
3) Água a
temperatura ambiente
· Faça as
medidas com os dois termômetros;
· Expresse os resultados de maneira
correta, utilizando o valor da medida e a precisão.
Parte 4 - Medida e sua
Incerteza
Meça o diâmetro de uma moeda de
10 centavos com uma régua milimetrada e expresse
o resultado com o número correto
de significativos. Indique o algarismo duvidoso.
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ATIVIDADE 2
Para reforçar
estas idéias utilize uma régua milimetrada para medir a espessura de várias
folhas de seu
caderno. Obtenha indiretamente o valor da espessura de uma folha.
Utilizando um micrometro faça uma medida direta da espessura de uma
folha. Compare os valores encontrados.
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ATIVIDADE 3
Consiga duas
folhas de papel A4. Corte uma delas ao meio e descarte uma das metades.
Faça uma bolinha
com a folha inteira e outra bolinha com a metade restante. Utilizando um paquímetro
meça o diâmetro de cada uma delas em cinco posições diferentes. Anote os resultados
e expresse o valor mais provável do diâmetro de cada bolinha.
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BIBLIGRAFIA:
Física Experimental / Wagner
Corradi ...[et al.]- Belo Horizonte ; Editora UFMG, 2008
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