segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

INÉRCIA DE MOVIMENTO


        No dia 04/02/13 aconteceu no LABC, mais uma aula prática de Física realizada pela professora Cláudia Feitosa, com suas turmas dos 1º anos da manhã "E e F". 
           Primeiramente fizemos uma retospectiva da aula passada sobre a importância e o que é o princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton?

Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton


"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele".


        Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. 
        No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
       A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
         Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme.
         Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
       Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade. 
Após esta passagem pelo conteúdo cada aluno recebeu um roteiro com a aula prática onde constava:

Objetivo:
  O experimento teve como objetivo mostrar, através da prática, como funciona e como é aplicadaa primeira Lei de Newton, lei da inércia,com um experiemnto de fácilmanipulação e de baixo custo.

Material necessário:
-  um copo
-  um cartão
- uma moeda de 5 ou 10 cêntimos

Procedimento:
 O copo, sobre a bancada, está com a boca tampada pelo cartão c e, sobre este,está a moeda m. A massa da moeda é 0,010 kg e o coeficiente de atrito estático entre a moeda e o cartão é 0,15. O experimentador puxa o cartão com a força \vec F, horizontal, e a moeda escorrega do cartão e cai dentro do copo.

Em cima do copo, coloca-se o cartão.
Em seguida coloca-se a moeda em cima do cartão, bem centrada.
Muito rapidamente puxa-se o cartão.

Questionamentos:
  Represente todas as forças que atuam sobre a moeda quando ela está escorregando sobre o cartão puxado pela \vec F. Nomeie cada uma das forças representadas.
- Costuma-se explicar o que ocorre com a afirmação de que, devido à sua inércia, a moeda escorrega e cai dentro do copo. Isso é sempre verdade ou é necessário que o módulo de \vec F tenha uma intensidade mínima para que a moeda escorregue sobre o cartao? Se for necessária essa força mínima, qual é, nesse caso o seu valor? (Despreze a massa do cartão, o atrito entre o cartão e o copo e admita g = 10m/s².)

 Veja agora a prática realizada pelos alunos.







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