quarta-feira, 10 de outubro de 2012

JOVEM CIENTISTA: VIDA E ENERGIA


Corpo Humano: Movimento e Saúde

OBJETIVOS:

-Discutir a importância  dos processos responsáveis pelo funcionamento do sistema muscular humano;
- Descrever os três tipos de tecido muscular: liso, esquelético e cardíaco e identificar suas funções no corpo humano;
- Descrever os macroprocessos de funcionamento muscular dos membros superiores e inferiores.
- Descrever os papéis que os músculos podem assumir.
- Discutir os fatores que influenciam a força desenvolvida durante a atividade muscular.
- Entender o relacionamento entre produção de força e velocidade de contração do músculo;
- Analisar os microprocessos bioquímicos e Físicos que comandam o funcionamento muscular;

MATERIAL UTILIZADO

- Pasta de papel com folhas de papel alfício  e caneta para anotações;
- Copias de artigos científicos sobre tecido muscular;
- Slides com imagens dos tecidos musculares
- Data-show;
-Bane das estruturas musculares,
-A replica da estrutura esquelética do corpo humano;
- A replica do dorso humano;
- Aparelho medidor de pressão;


METODOLOGIA

- Iniciar a aula apresentando o projeto Jovem Cientista para os alunos;
- Em seguida, apresentar os principais objetivos do projeto Energia e Vida e sua ligação com a temática  corpo humano: movimento e saúde; 
- Realizar com os alunos exercícios de alongamento e a partir da realização dos movimentos explicar cada quais músculos estão sendo trabalhados, por exemplo, todos levantem o braço em direção ao céu como se quisessem alcançá-lo, alongando-se o máximo que conseguirem. Em seguida, pedir que levantem apenas um braço e observem o movimento.
Colocar as seguintes questões:

• Como é possível realizar este movimento?
• Você teria uma explicação para isso?
• Qual seria ela?
  • Quais músculos estão sendo trabalhados nesses exercícios; -

-Deixar que os alunos falem livremente.
-Na sequencia, orientar para que facam movimentos com os braços, pernas
e cabeça e os analisem com as mesmas perguntas.
- Solicitar que sentem no chão ou em outro lugar e escrevam todos os movimentos que fizeram e descrevam como foram realizados.
- Após a pratica dos exercícios de alongamento apresentar o mapa do tecido muscular explicando os principais tipos de tecidos musculares do corpo humano;
- Demonstrar as funções de cada tecido muscular humano através de imagens no data-show e a utilição da replica do sistema esquelético e dorso humano que no corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos
mais diversos tamanhos e formatos, que cada um tem a sua disposição, conforme o local de origem e de inserção. Não seria possível nenhum tipo de movimento realizado pelo ser humano se na o fosse o sistema muscular, comandado pelo nervoso e apoiado pelo sistema esquelético, todos trabalhando em sintonia. Por exemplo, comentar que para o braço ser erguido houve “autorização” do cérebro. Os músculos sem o esqueleto também não movimentariam nada.
Finalizar a aula  motivando os alunos a criarem e desenharem  movimento de alongamentos para serem apresentado no próximo encontro do projeto jovem Cientista  .
- Solicitar a avalição da aula;

BIBLIOGRAFIA
Humberto
a—Sistematização jovem Cientista – projeto Vida e Energia  colaboradores Humberto Manera Sueli Angelo Furlan Instituto Galileo Galilei para Educação do Instituto UNIBANCO Arte e editoração Studio 113 ,Impressão Leograf,2012.

SVídeos sobre esportes:
Guga X Michael Russel – Roland Garros 2001: www.grandesjogosdetenis.com (acesso em 02/10/12)
http://www.youtube.com/watch?v=4xUKxxxud60 (acesso em 02/10/21)
http://www.youtube.com/watch?v=be-BoM-WokY (acesso em 02/10/12)

Texto:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/corpo/sistemamuscular.php
(É necessário cadastro para o acesso aos conteúdos - acesso em 02/10/12)tudio113














Nenhum comentário: