Entendendo que a hereditariedade integra o material genético com as informações que os pais transmitem aos filhos. A prática sobre a Lei da segregação Independente dos Genes realizada pela professora de Biologia Edvânia, consegiu demonstrar que a diversidade da vida existe a partir da unidade expressa na célula que contém o DNA codificado com as caracteríticas dos seres vivos transmitidas no cruzamentos entre as espécies.
Veja como foi realizada a prática:
NOME DA PRÁTICA:
Lei da segregação
Independente dos Genes
OBJETIVOS:
- Aplicar
conhecimentos relacionados á segregação independente de dois ou mais pares de
alelos e á teoria das probabilidade na
resolução de problemas que envolvam cruzamentos genéticos .
MATERIAL UTILIZADO
- Xerox com o formato do contornos de rostos e desenhos
das características a serem sorteadas ( formas de cabelos, olhos, nariz, sobrancelhas,orelhas,boca),
- Moedas;
-Cola;
-Tesouras;
- Lápis de cera,
METODOLOGIA
- Formar duplas, em seguida distribuir a Xerox para
as duplas do contorno dos rostos e das características dos futuros descentes
dos cruzamentos realizados pelas duplas.
- Orientar como as duplas deveram fazer para o
sorteio das características hereditárias a partir do lançamento da moeda,
determinando os alelos dominantes e os recessivos.
- Após o sorteio das características cortar e colar
as mesmas no formato do rosto resultado do lançamento da moeda.
- Solicitar a apresentação dos descendentes das duplas, demonstrando as probabilidade genéticas de cada características.
QUESTÕES PARA DISCUTIR
- Qual a explicação que se dar para que todos os desenhos apresentados são diferentes um dos outros
- O que se entende por segregação independente dos genes
BIBLIOGRAFIA
-Amabis, José Mariano- Biologia
das Populações / José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. 3. ed.- São
Paulo: Moderna, 2010.
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