sexta-feira, 15 de junho de 2012

PRÁTICA DE MICROSCÓPIA- ESTRUTURAS DO MICROSCÓPIO

A professora de Biologia  Edvânia estimulou a curiosidade de seus alunos de 1º Anos M e N  do turno noturno com   desenvolvimento  da prática de Microscópia. 

É sempre estimulante observar o entusiamos dos alunos de 1º anos com seu  primeiro contato  em um ambiente de pesquisa e experimento onde os mesmos  têm a oportunidade de conciliar as teorias do Método Cintífico com os procedimentos experimentais e anlaises das práticas  para a conclusão dos fatos.
 


MATERIAL UTILIZADO

  • Microscópio Óptico;
  • jornais ou folhas de revistas;
  • Pisseta com água;
  • Pinça Metálica;
  • lupas;
  • Lâminas;
  • Lamínulas;
  • Bandeja;
  • materiais biológicos ( fios de cabelos, fragmentos de unhas, espécies de insertos)
  • Lâminas Histológicas preparadas;

  • METODOLOGIA

- A prática inicio  com o detalhamento do aparelho microscópio, mostrando suas principais estruturas e funcionamentos. Em seguida os alunos foram orientados a fazer recorte de letras de jornais e revistas e colocá-las em lâminas para serem visualizadas nas lentes do microscópio, oportunizando assim o manuseo das objetivas, revólver, dos parafusos macrométrico e micrométrico  ,bem como foram orientados para   produção de  lâminas com materiais biológicos. como: Fios de cabelos, fragmentos de unhas e  exemplares de inserto mosca,formigas.

ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO




 COMPREENSÃO DA PRÁTICA 01 – Utilização do microscópio

1. No esquema do microscópio abaixo aponte suas principais partes e a função de cada uma delas.
2. Para que serve a platina e o charriot?
3. Quais lentes constituem o revólver?
4. Diferencie a função do macrométrico do micrométrico.
5. Descreva o procedimento correto para focalizar uma estrutura utilizando um microscópio óptico.
6. O que é limite de resolução do microscópio óptico ? E poder de resolução?
7. Explique porque o poder de resolução do microscópio é importante na observação de uma estrutura biológica.
8. Qual o limite de resolução do olho humano? E o do microscópio óptico?
9. A ampliação das objetivas dá detalhes do material observado? Explique.
10. Quais matérias biológicos foi observando pela equipe na objetiva de 10X. Quantas vezes a imagem foi ampliada? Explique nos cálculos.

 BIBLIOGRAFIA

Ceará. Secretaria da Educação. Manual de Práticas Laboratoriais: Biologia./ Secretaria da Educação; Daniel ricardo Ximenes Lopes … [ et.al] – Fortaleza: SEDUC, 2010. 79p. II ( Comissão de Formação e pesquisa de SEFOR) 1.Biologia- ( ensino Médio) . I Lopes, Daniel Ricardo Ximenes. II . Título. III. Série.

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