A professora de Biologia Edvânia estimulou a curiosidade de seus alunos de 1º Anos M e N do turno noturno com desenvolvimento da prática de Microscópia.
É sempre estimulante observar o entusiamos dos alunos de 1º anos com seu primeiro contato em um ambiente de pesquisa e experimento onde os mesmos têm a oportunidade de conciliar as teorias do Método Cintífico com os procedimentos experimentais e anlaises das práticas para a conclusão dos fatos.
MATERIAL UTILIZADO
- Microscópio Óptico;
- jornais ou folhas de revistas;
- Pisseta com água;
- Pinça Metálica;
- lupas;
- Lâminas;
- Lamínulas;
- Bandeja;
- materiais biológicos ( fios de cabelos, fragmentos de unhas, espécies de insertos)
- Lâminas Histológicas preparadas;
- A
prática inicio com o detalhamento do aparelho microscópio,
mostrando suas principais estruturas e funcionamentos. Em seguida os
alunos foram orientados a fazer recorte de letras de jornais e
revistas e colocá-las em lâminas para serem visualizadas nas lentes do microscópio, oportunizando assim o manuseo das objetivas, revólver, dos parafusos macrométrico e micrométrico ,bem como foram orientados para
produção de lâminas com materiais biológicos. como: Fios de cabelos, fragmentos de unhas e exemplares de inserto mosca,formigas.
COMPREENSÃO DA PRÁTICA 01 –
Utilização do microscópio
BIBLIOGRAFIA
ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
1. No esquema do microscópio abaixo aponte suas principais partes e
a função de cada uma delas.
2. Para que serve a platina e o charriot?
3. Quais lentes constituem o revólver?
4. Diferencie a função do macrométrico do micrométrico.
5. Descreva o procedimento correto para focalizar uma estrutura
utilizando um microscópio óptico.
6. O que é limite de resolução do microscópio óptico ? E poder
de resolução?
7. Explique porque o poder de resolução do microscópio é
importante na observação de uma estrutura biológica.
8. Qual o limite de resolução do olho humano? E o do microscópio
óptico?
9. A ampliação das objetivas dá detalhes do material observado?
Explique.
10. Quais matérias biológicos foi observando pela equipe na
objetiva de 10X. Quantas vezes a imagem foi ampliada? Explique nos
cálculos.
Ceará.
Secretaria da Educação. Manual de Práticas Laboratoriais:
Biologia./ Secretaria da Educação; Daniel ricardo Ximenes Lopes
… [ et.al] – Fortaleza: SEDUC, 2010. 79p. II ( Comissão de
Formação e pesquisa de SEFOR) 1.Biologia- ( ensino Médio) . I
Lopes, Daniel Ricardo Ximenes. II . Título. III. Série.
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