Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 10ª CREDE - Russas
RELATÓRIO BIMESTRAL DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
ESCOLA: Escola de Ensino Médio Beni Carvalho
MUNICÍPIO: Aracati
PROFESSOR(A): Kilvia da Costa Souza
DISCIPLINA: Química
MARÇO/2008
CONHECIMENTO TRABALHADO
-Normas de Segurança
no Laboratório
-Vidrarias
-Método Científico
►Descrição da Aula:
1º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Compreender a importância das normas de segurança no laboratório;
- Conhecer algumas as vidrarias de um laboratório;
- Identificar as etapas do método científico.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana;
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos.
Material Utilizado:
- Vidrarias
- Balança digital
- Espátula
- Frascos de plásticos
- Carbonato de sódio ( Na2CO3 )
- Água
- Álcool
Metodologia
Ao iniciar a aula falou-se de algumas normas de segurança em um laboratório, enfatizando a importância de segui-las. Na seqüência cada vidraria foi apresentada, informando para quê e como são utilizadas.
A respeito das etapas do método científico expôs-se a seguinte situação:
- Os fracos plásticos foram numerados sendo que o frasco de número 1 continha álcool e o de número 2 , água. Fato que os alunos não sabiam.
- Sugeriu-se que eles descobrissem quais líquidos estavam nos frascos.
- A partir daí alguns procedimentos foram realizados, como: medir a massa dos líquidos num mesmo volume; observar qual líquido dissolve o carbonato de sódio e sentir o aroma.
- Depois iniciou-se a discussão dos resultados.
Resultado(s)
Como resultado das aulas práticas, pode-se observar que a maioria da clientela ficou atenta às exposições propostas nos conhecimentos trabalhados. Poucos ficaram conversando, especialmente alguns(mas) alunos(as) do turno da tarde, situação que foi contornada tranquilamente.
Algumas intervenções feitas pelos(as) alunos(as), mostrou boa participação.
O que não se pode evitar foi a ida de algumas turmas de uma única vez devido ao número reduzido de alunos.
Os resultados mais consistentes serão avaliados através de relatórios que serão entregues sempre na aula subseqüente.
De uma maneira geral, este primeiro contato com os alunos do 1° ano foi satisfatório.
Bibliografia
Usberco e Salvador. Introdução ao estudo da Química. In: Química. Volume único.Editora Saraiva, 4° edição. São Paulo, 1999. p. 13-17.
Peruzzo, Tito Miragaia e Canto, Eduardo Leite do.Operações básicas e segurança no laboratório. In: Química Ensino Médio. Volume único. Moderna, 1° edição. São Paulo, 1999. p. 18-19.
www. 2.fc.unesp.br/lvq/seguranca.html – 25/02/2008
CONHECIMENTO TRABALHADO
-Tipos de dispersões e soluções
-Densidade
►Descrição da(s) Aula(s):
2º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Identificar os tipos de dispersões e de soluções;
- Compreender a densidade;
- Realizar medições em volume e massa.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final;
- Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química.
Material Utilizado:
- Vidrarias
- Balança
- Espátula
- Água
- Óleo
- Gelatina
- Areia
- Sal
Metodologia
Três sistemas são previamente preparados: o sistema 1 com água e sal; o sistema 2 com água e gelatina e o sistema 3 com água e areia para que se faça a discussão dos tipos de dispersão.
Aproveitando o sistema 1, adiciona-se mais sal pouco a pouco até ficar sal no fundo do recipiente para que se possa identificar tipos de solução.
Pesa-se 50mL de água, calcula-se a densidade. Faz-se o mesmo com o óleo. Em seguida, no recipiente contendo 50mL de água, adiciona-se 50g de sal, anota o volume e o peso e calcula-se a densidade.
Resultado(s)
Os alunos estavam atentos às explicações e demonstraram compreender os procedimentos adotados. Certo que alguns não estavam muito interessados na aula, por n motivos.
Os relatórios também foram entregues ainda com muita dificuldade de seguir às normas da ABNT.
Bibliografia
Branco, Francisco Fábio Castelo.Densidade. In: Práticas de Química. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza, 2004. p. 26-27.
CONHECIMENTO TRABALHADO
Geometria dos Compostos de Carbono
►Descrição da(s) Aula(s):
3º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Conhecer as geometrias possíveis que o carbono pode fazer;
- Montar algumas estruturas de compostos de carbono.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Identificar, nos diversos dados experimentais, os fatores que os inter-relacionam.
Material Utilizado:
- Quadro e pincel
- Modelos moleculares
Metodologia
Fazer uma explanação sobre geometria molecular direcionada ao carbono.
Pedir que os(as) alunos(as) montem estruturas com os modelos moleculares.
Resultado(s)
De uma maneira geral, os alunos conseguiram montar as estruturas propostas, etano e acetona, em tempo hábil e sem dificuldades.
Os objetivos foram atingidos, apenas o número de alunos foi reduzido devido ao período de chuvas e a evasão nos dias de sexta-feira.
Bibliografia
Peruzzo, Tito Miragaia e Canto, Eduardo Leite do. Geometria molecular. In: Química Ensino Médio. Volume único. Moderna, 1° edição. São Paulo, 1999. p. 158-160.
ABRIL/2008
CONHECIMENTO TRABALHADO
- Densidade de materiais
- Processos de Separação de Misturas
►Descrição da Aula:
1º ANO
Objetivo(s) Específico(s):
- Compreender o conceito de densidade;
- Calcular a densidade da água e do óleo;
- Realizar algumas separações de misturas.
Competências e Habilidades Desenvolvidas:
- Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana;
- Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação;
- Conhecer alguns procedimentos de separação de misturas no processo de análise.
Material Utilizado:
- Vidrarias
- Balança digital
- Suporte universal
- Papel de filtro
- Areia
- Água
- Óleo
- Limalha de ferro
- Sal
Metodologia
Densidade
-Zerar a balança com a proveta sobre ela;
-Adicionar 30mL de água anotando a sua massa;
-Repetir o procedimento anterior com o óleo;
-Calcular as densidades da água e do óleo.
Separação de Misturas
-Misturar a água e o óleo do experimento anterior e colocar no funil de decantação para realizar a separação;
-Realizar a separação da mistura de areia e sal adicionando água e realizando a filtração;
-Realizar a separação da mistura de areia e limalha de ferro passando sobre a mistura o ímã;
-Identificar o material e o procedimento de uma destilação.
Resultado(s)
Os alunos, nesta prática, foram os protagonistas participando ativamente da metodologia proposta. Estavam comportados e atentos a todas as explanações e práticas efetuadas por alguns colegas.
Quanto aos relatórios, apesar de tímidos e com muitos erros, os alunos estão fazendo.
Bibliografia
Usberco e Salvador. Processos de análise Química In: Química. Volume único.Editora Saraiva, 4° edição. São Paulo, 1999. p. 17-19.
Branco,Francisco Fábio Castelo.Densidade. In: Práticas de Química. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza, 2004. p. 26-27.
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Professor(a) responsável
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Diretor(a) Coordenador Pedagógico
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SUPERINTENDENTE
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