terça-feira, 30 de abril de 2013

PREPARAÇÃO e DILUIÇÃO de SOLUÇÃO

No dia 30/04/2013 o professor Alisson Henrique trouxe sua turma do 2º ano C para que os mesmos tomassem conhecimento dos perigos potenciais das substâncias utilizadas de modo a reduzir a possibilidades de contaminações e acidentes. Onde os alunos preparam soluções a partir de solutos sólidos e solutos líquidos tudo sobre orientação do professor titular da disciplina Alisson Henrique e o coordenador do LEC na área de Química o professor Thiago Valente.

Veja a prática dos alunos:




Os alunos estavam bastantes concentrados na realização da aula prática no LEC.

TIPOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR

No dia 26/04/2013 na sexta-feira aconteceu no LEC o Seminário de Física. A temática abordado foi Os Tipos de Propagação de Calor, onde os mesmos receberam o roteiro, foram orientados duarante a semana pela professora Cláudia Feitosa e realizaram todo o trabalho, desenvolvendo as práticas e confrontando a teoria com a prática durante o seminário.
Durante a aula prática os alunos se envolveram questionando, buscando soluções, fazendo relação entre a teoria estudada em sala de aula e a prática no LEC.

ROTEIRO DAS PRÁTICAS RELIZADAS PELOS ALUNOS:

PRÁTICA 1: CONDUÇÃO TÉRMICA

OBJETIVO: Visualizar a propagação do calor em um condutor de uma extremidade a outra.

MATERIAL: Áste metática (Alumínio), cera de vela; fonte de calor e percevejos (taxinhas).

ASPECTOS TEÓRICOS: Quando dosi corpos com temperaturas diferentes são colocadas em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidinho com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia par este.

PROCEDIMENTO: 
1. Cole as taxinhas na áste metálica com a cera dea vela.
2 . Encaixe a até no suporte com uma das extremidades sobre uma fonte de calor.
3. Aqueça uma das extremidades da áste e observe a sequência com que as taxinhas caem.
4. Qual a sequência da queda das taxinhas? Justifique sua resposta e relacione com o que foi visto nesta aula. 

PRÁTICA 2: CONVECÇÃO TÉRMICA

OBJETIVO: Comprovar o ciclo de convecção e compreender a propagação do calor em um líquido devido as diferenças nas densidades.

MATERIAL: Água fria, águia quente, água com temperatura ambiente, 3 béqueres, corante ( 2 cores diferentes) e dois canudos de plástico.

ASPECTOS TEÓRICOS:Esse é um processo que consiste na movimentação de partes do fluido dentro do próprio fluido devido as diferentes densidades. onde o fluido com maior temperatura terá menor densidade e subirá. já o fluido com menor temperatura tem maior densidade e descerá.

PROCEDIMENTO:
1. Coloque água natural em um béqueres, a água quente em outra e a água fria em outro.
2. Na água fria use um dos corantes e na mais quente use outra cor.
3.Use os canudos para colher uma pequena porção de cad água colorida. (OBS:  O canudo deverá ser mergulhado na água colorida e tampado, com o dedo, na extremidade de cima par que a água fique contido nele.)
4. Posicioneos canudos no béquer com água natural e solte lentamente sua extremidade.
5. Observe a movimentação das cores na água. Como elas se comportam? Justifique sua resposta e relacione com o que foi aprendido nesta aula.


PRÁTICA 3: RADIAÇÃO TÉRMICA

OBJETIVO:Comprovar a existência de propagação no vácuo, ou seja, a propagação por ondas eletromagnéticas.

MATERIAL:lâmpada, ventoinha no vácuo e termômetro.

ASPECTOS TEÓRICOS:A radiação pode se defenida como o processo pelo qual calor é transferido de uma superfície em alta temperatura para uma superficíe em temperaturas mais baixa por meio de ondas eletromagnéticas, quando tais superfícies estão separadas estão no espaço havendo ou um meio condutor.
PROCEDIMENTO: 
1. Aproxime uma ventoinha na "bolha de vácuo' de uma lâmpada acessa.
2. Observe a movimentação da ventoinha.
3. Depois aproxime um termômetro da lâmpada.
4. O que está acontecendo com a temperatura marcada pelo termômetro?
5. Como é possivel a ventoinha se momentar se não há nenhuma ligação com o meio onde se encontra a lãmpada? Justifique a sua resposta.
6. A temperatura marcad pelo termômetro pode estar varianado por estar outro meio de propagação de calor? Justifique suas respostas de acordo com o que foi compreendido destas aulas.

VEJA AS FOTOS:

























































Foi bastante proveitoso veja agora as praticas que realizamos.