terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Titulação do AAS

OBJETIVO:
Determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Aspirina®, Aspirina® Infantil através da titulação potenciométrica.

MATERIAL UTILIZADO:
- Béquer de 400 mL ;
- Bureta de 25 mL;
- Pipeta Volumétrica de 50 mL;
- Balança Analítica;
- comprimido de Aspirina® Aspirina® Infantil;
- Solução de hidróxido de sódio 0,102 N padronizado;
- Etanol;
- Água Deionizada;

METODOLOGIA:
- Primeiramente pesamos o comprimido de Aspirina obtendo uma massa de 0,59g para o comprimido de 500mg e 0,12g para o comprimido de 100mg de Aspirina Infantil.
- Após pesagem trituramos com um bastão de vidro em um béquer de 400 mL e adicinamos 50 mL etanol.
- Transferimos o conteúdo para um balão volumétrico de 200 mL completamos com água desionizada.
- Após agitarmos o balão com a solução retiramos uma alíquota de 50 mL e titulamos com NaOH 0,102 M e obtivemos os valores do pH através de um eletrodo de platina.
- A primeira titulação foi feita com incrementos de 1 mL. Após notarmos o salto potenciométrico alteramos os incrementos para 0,2 mL na região próxima ao salto.
- O mesmo procedimento foi adotado para a amostra de Aspirina infantil. Após anotado os valores plotamos os respectivos gráficos para determinação do ponto exato de ocorrência de salto potenciométrico.

BIBLIOGRAFIA
 







Identificação de ácidos e bases


DISCIPLINA: Química
PROF. DA TURMA: Alisson Henrique Barbosa Soares
DATA : Período de 04 a 07 de fevereiro de 2013
TURMAS: 1ºs A, B, C, D, E, G, H, I, J.
OBJETIVO:
- Identificar substâncias ácidas e básicas do nosso cotidiano;
- Conhecer indicadores ácido-base.

MATERIAL UTILIZADO:

- Béqueres
- suco de limão
- sabão
- suco de laranja
- vinagre
- soda cáustica
- fenolftaleína
- pHmetro
- papel indicador
- água


METODOLOGIA:
- Acrescentar em cada béquer as substâncias propostas e, mergulhando o papel indicador, verifique o que acontece;
- Acrescentar em cada béquer as substâncias propostas e, pingando a fenolftaleína, verifique o que acontece;
- Acrescentar em cada béquer as substâncias propostas e, utilizando o phmetro, anote os valores.

BIBLIOGRAFIA
Feltre, Ricardo. Química, 6º edição, São Paulo: Moderna, 2004.










segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

INÉRCIA DE MOVIMENTO


        No dia 04/02/13 aconteceu no LABC, mais uma aula prática de Física realizada pela professora Cláudia Feitosa, com suas turmas dos 1º anos da manhã "E e F". 
           Primeiramente fizemos uma retospectiva da aula passada sobre a importância e o que é o princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton?

Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton


"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele".


        Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. 
        No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilínio e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
       A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inércia.
         Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilínio e uniforme.
         Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
       Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade. 
Após esta passagem pelo conteúdo cada aluno recebeu um roteiro com a aula prática onde constava:

Objetivo:
  O experimento teve como objetivo mostrar, através da prática, como funciona e como é aplicadaa primeira Lei de Newton, lei da inércia,com um experiemnto de fácilmanipulação e de baixo custo.

Material necessário:
-  um copo
-  um cartão
- uma moeda de 5 ou 10 cêntimos

Procedimento:
 O copo, sobre a bancada, está com a boca tampada pelo cartão c e, sobre este,está a moeda m. A massa da moeda é 0,010 kg e o coeficiente de atrito estático entre a moeda e o cartão é 0,15. O experimentador puxa o cartão com a força \vec F, horizontal, e a moeda escorrega do cartão e cai dentro do copo.

Em cima do copo, coloca-se o cartão.
Em seguida coloca-se a moeda em cima do cartão, bem centrada.
Muito rapidamente puxa-se o cartão.

Questionamentos:
  Represente todas as forças que atuam sobre a moeda quando ela está escorregando sobre o cartão puxado pela \vec F. Nomeie cada uma das forças representadas.
- Costuma-se explicar o que ocorre com a afirmação de que, devido à sua inércia, a moeda escorrega e cai dentro do copo. Isso é sempre verdade ou é necessário que o módulo de \vec F tenha uma intensidade mínima para que a moeda escorregue sobre o cartao? Se for necessária essa força mínima, qual é, nesse caso o seu valor? (Despreze a massa do cartão, o atrito entre o cartão e o copo e admita g = 10m/s².)

 Veja agora a prática realizada pelos alunos.







sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CICLOS DE SEMINÁRIOS SOBRE DOENÇAS LIGADAS A HERANÇA E SEXO


A professora de Biologia Edvânia da Escola Beni Carvalho  está desenvolvendo nos dias 31/01 a 08/02/2013 com as turmas de 3º Anos do turno da tarde um ciclos de seminários tendo como temáticas as principais Síndromes  que afetam a espécie humana. Partindo do principio de que eetudar   genética  promove nos alunos o desenvolvimento de habilidades e esses possam ter discernimento para   tomar decisões, reconhecer alternativas, aplicar informações adquirida através de pesquisas   e selecionar opções relativas à saúde em nível comunitário e pessoal. Com isto, é preciso preparar os alunos  para utilizar os conceitos das Ciências  Biológicas  para entender e opinar em relação a aspectos sociais e éticos  Além disso, o estudo das síndromes genéticas pode ajudar na compreensão das diferenças individuais,
aceitando a diversidade e reconhecendo-a como regra e não como exceção.

Vejam alguns  resumos de trabalhos apresentados pelos alunos:

















Vídeos sobre a Síndrome de Down





DEPOIMENTO DE UMA FAMÍLIA QUE TEM  UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE PATAU




ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

              Na Quinta- feira dia 31/01/13 os alunos do 2º ano K da noite tiveram a oportunidade de assistirem a aula de Física no LABC , onde podemos associamos a teoria estudada em sala de aula com a prática.O objetivo da prática experimental foi demonstrar de maneira experimental a determinação do número imagens  formadas em uma associação de espelhos planos.

            Os espelhos planos podem ser associados, ou seja, colocados lado a lado em ângulo ou dispostos paralelamente entre si. Essas associações podem deslocar ou multiplicar o número de imagens de um objeto. A multiplicação das imagens ocorre porque a imagem de um espelho é objeto para o outro espelho. Pode-se mostrar que o número de imagens (n) fornecidas por dois espelhos que formam um ângulo (α) é dado pela expressão: 
 n= \frac{360}{\alpha} - 1 

            Durante a  prática fizemos uma breve passagem pelo conteúdo estudado em sala de aula  onde discutimos os conceitos, a formula. Logo após entrei  o roteiro da aula a cada participante onde constava o objetivo da realização, o material utilizado, procediementos e os questionamentos que deveram ser respondidos durante a prática experiemental.


Observe a prática realizada pelos alunos.











                         . A aula foi realizada com sucesso todos alunos particiaparam ativamente